PERGUNTAS E UMA EX-ALUNA QUE LÊ
- Blog de Dedé Rodrigues
- 14 de abr.
- 2 min de leitura

A minha ex-aluna Clara, que hoje faz História, segundo ela, inspirada em mim, me fez as seguintes perguntas sobre a disciplina.
1 - O que é história para o senhor?
Resposta: A História é a busca do conhecimento do passado para a gente poder entender o presente e planejar o futuro, reduzindo os erros que cometemos. Um povo sem conhecimento da sua própria história pode cometer erros que seriam evitados se a conhecesse melhor. A melhor forma de analisarmos um povo, um fato, um país, um modo de produção, uma democracia sem preconceitos é conhecendo a História. A História nos liberta da ignorância sobre muitas coisas. Ela nos torna um ser humano melhor e, por tabela, ela ajuda a construir um mundo melhor.
2 - Como o professor de história, com base nas suas lembranças, como ensinava a disciplina? Como eram as aulas?
Resposta: Eu sempre procurei ensinar aos meus alunos contextualizando o conteúdo com a realidade vivida por eles. De modo que é preciso um conhecimento amplo para a gente ensinar dessa forma. Procurei usar algumas técnicas que chamassem mais atenção dos alunos, mas isso nunca foi muito a “minha praia”. As vezes usava a arte, o cordel, mas tudo isso em uma sala de aula profundamente democrática, com amplos debates. Sem democracia não podemos construir o conhecimento, ou seja, aprender e ensinar ao mesmo tempo.
3 - O que era mais importante? Decorar ou entender a matéria?
Resposta: Claro que é aprender, por isso, graças ao Materialismo dialético e histórico, logo cedo rompi com a educação bancária que enxerga os alunos como seres passivos, meros depósitos de conhecimentos fragmentados. Penso que os frutos dessa educação, para a minha felicidade, de vez em quando aparecem nas opções e ações praticadas por ex-alunos e ex-alunas.
4 - Qual era a parte da história que o senhor mais gostava?
Resposta: Gosto da História de forma ampla, mas se tiver que escolher uma parte dela, eu diria que quando eu trazia o conteúdo para a realidade vivida pelos alunos no determinado contexto histórico, sociológico, econômico, cultural etc. É dessa maneira que a gente consegue romper com a educação tradicional e mostrar o significado da História ou de qualquer outra disciplina na vida dos nossos discentes. Por isso utilizando uma analogia de um texto bíblico eu concluo dizendo: “Conhece a História e a História vos libertará”.
ENTREVISTA COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES – TABIRA - PE
Em 14 de abril de 2025
Bom Artigo. Sugiro a leitura.