Oportunidade a conferir
- Blog de Dedé Rodrigues
- 15 de abr.
- 1 min de leitura
Luciano Siqueira - Opinião - instagram.com/lucianosiqueira65

No conturbado mundo de hoje, recém-assaltado pelo chamado tarifaço promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, muito se especula, mas poucas são as certezas.
Uma hipótese que nos interessa diretamente é a de que em meio ao tiroteio abre-se importante janela de oportunidades para o Brasil.
O site da BBC menciona matéria do Financial Times que considera a guerra tarifária "uma benção" para o nosso país.
Refere-se essencialmente às exportações de soja, aves e carne bovina para a China e a Rússia e a própria Europa.
Nesse contexto, menciona a BBC carta aberta de Caleb Ragland, presidente da Associação Americana de Soja, implorando a Trump que faça um acordo urgente com a China.
Pode ser. Mas é preciso abordar a questão de maneira mais substantiva. Quando da segunda guerra mundial, Getúlio Vargas foi sagaz e explorou as contradições Inter imperialistas e viabilizou indústrias de base no país, como a siderurgia.
Destacam-se no período A Companhia Siderúrgica Nacional, a Companhia do Vale do Rio Doce e Fábrica Nacional de Motores.
Não podemos nos consolidar como meros portadores de produtos primários. Devemos sim retomar um projeto de desenvolvimento ancorado substancialmente em pesados investimentos em infraestrutura e na exploração de alternativas de exportação de manufaturados.
Com a palavra, o governo Lula.
[Se comentar, assine]
Leia Editorial do 'Vermelho' sobre a guerra tarifária https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/04/tarifas-de-trump-idas-e-vindas.html
Postado por Luciano Siqueira às 19:26 Nenhum comentário:
Bom Artigo. Sugiro a leitura.