DIA 08 DE MARÇO: DIA INTERNAÇIONAL DA MULHER
- Blog de Dedé Rodrigues
- 7 de mar.
- 1 min de leitura
Por Altair Freitas - Facebook - 2025

Amanhã é o Dia Internacional da Mulher, mais uma data originada de uma luta da Classe Operária. Apesar dos muitos avanços obtidos pelas mulheres nas últimos décadas contra a sua opressão, ainda há um largo caminho a percorrer para uma efetiva emancipação.
Sou daqueles que entendem que uma emancipação efetiva não se dará nos marcos do capitalismo, porque, sendo mão de obra mais barata do que o homem, o que interessa ao capital. Interessa também a manutenção quase exclusiva do papel reservado às mulheres com os cuidados da casa e da família, estando ou não no Mercado Livre de trabalho.
No capitalismo, avanços obtidos nos diversos campos, do econômico ao comportamental, estão sempre sujeitos a retrocessos em função dos fluxos e refluxos, avanços e recuos, em função da ligação intensa entre a estrutura econômica e os padrões de comportamentos coletivos. Expansões econômicas demandam incorporação de mão de obra, ampliando a presença feminina na economia e o aumento da sua autonomia financeira. Crises, geralmente, invertem a lógica.
Ainda que os dados tenham melhorado, são assassinadas quatro mulheres por dia no Brasil, vítimas de feminicidio, geralmente cometidos por maridos, namorados ou ex de todos os tipos. No outro lado da moeda, todo santo dia, aos milhares, pastores pregam nos seus púlpitos que a mulher precisa ser submissa ao homem, reforçando um machismo sórdido e potencialmente violento, moral, econômico e físico, baseados numa moral criada por uma sociedade de agricultores e pastores de mais de dois mil anos atrás. Muito a avançar.
Bom Artigo. Sugiro a leitura.